Caricatura Zumbi

Caricatura Zumbi made in Brasil

 

George Romero

 

Ok, gosto muito dos filmes de Zumbis, adoro George Romero (foto), assisti “A noite dos Mortos Vivos“, “Madrugada dos Mortos“, “Resident Evil (todos)”, “Diário dos Mortos“, “Extermínio“, “Planeta Terror“, “Zombieland“, e mais toda a infinidade de filme de zombies que não lembro mais o nome.

Mas depois da série The Walking Dead (foto), o mercado de Zumbis tomou proporções incríveis, nunca antes imaginado.

the walking Dead

Quem nasceu depois de 2005, acredita realmente que os Zumbis existem.

 

As Caricaturas Zumbis.

As caricaturas zombies, surgiram nos Estados Unidos ( onde mais poderia ser ? ), como complemento as caricaturas ao vivo.

Dois caricaturistas norte-americanos, praticamente iniciaram com estas caricaturas, e ainda  são referencia nesta arte, são Sean Gardner e Nick Mitchel.

Através da ISCA ( International Society of Caricature Artists ), da qual faço parte, tive contato com estas caricaturas, quase que em tempo real, e isso acabou influenciando muito meu trabalho.

Assistindo tudo isso acontecer, resolvi iniciar aqui no Brasil meus testes, com caricatura zumbi, mas em camisetas ( a página do facebook Caricatura Zumbi foi criada em 2013 ).

Logo foi um sucesso, e teve boa aceitação, mas ainda é pouco conhecida no Brasil.

 


Zombie ou Zumbi – Qual é o Correto ?


 

Caricatura Zumbi por Abel Costa

Caricatura Zumbi em Camisetas

O projeto de caricatura zumbi, começou por volta de 2013, em camisetas.

Era um passatempo, para testar novas perspectivas e técnicas dentro da caricatura em camisetas, além de uma homenagem aos filmes de terror sobre Zumbis.

Os trabalhos foram se acumulando, a técnica foi ficando mais apurada, e os trabalhos ganhando mais e mais qualidade, e pronto… tinha todo o conceito e técnica do caricatura zumbi definido.

Mas, diferente das, o caricatura zombie (ou caricatura zumbi), continua em paralelo, e é mais um trabalho de estúdio, pois exige uma quantidade de materiais e tempo bem maior.

Caricatura Zumbi em Papel

Depois de definir as técnicas para as caricaturas Zumbis em camisetas, surgiu o interesse e desafio de criar as ilustrações de Zumbis no formato papel.

Sim, o resultado foi muito bem aceito também, desenhar as pessoas como se fossem zumbis, em papel formato A3, é um  sucesso ( a ilustração em papel, é do tamanho ideal para emoldurar e colocar em sua sala ou escritório.)

E o que é mais impressionante, é que além do público nerd e tatuadores, várias outras pessoas tem o interesse de saber como ficariam, se fossem zumbis.

 

 Caricatura Zumbi – Galeria de Arte

Confira os trabalhos de Caricatura Zumbi produzidos pelo caricaturista Abel Costa.

São trabalhos em camisetas e papel, todos realizados a mão.

Make a Zombie

Sim existem vários aplicativos de celular que fazem você se transformar em Zumbi, mas e aí ?

A diferença é que os app de celular, são voltados para  uma situação bem momentânea, é engraçado, é divertido e rápido.

Mas os aplicativos de celulares, ainda não produzem uma ilustração personalizada, que você pode  guardar para a vida toda .

Acho que é essa toda a diferença, o celular é para diversão rápida, e as ilustração de caricaturas zumbi são produzidas por um artista (?) e na verdade a caricatura produzida é uma peça de arte. ( além da diversão ).

 

Zumbi ou Zombie – Como escrever ?

Hoje em dia as duas palavras tem o mesmo significado, mas tem origens diferentes.

Zumbi é uma palavra que vem do termo “nzumbe”, do idioma Quimbundo, e significa fantasma, alma de pessoa morta.

Zombie é uma palavra americana e significa pessoa morta e reanimada, mas sem a condição humana anterior.

Ainda a palavra Zumbi, aqui no Brasil, faz referencia principalmente ao grande líder do Quilombo dos Palmares “Zumbi dos Palmares”, que viveu de 1655 a 1695.

Antes da invasão midiática americana, o Zumbi brasileiro era referência a pessoa forte, que dificilmente morre.

Hoje a palavra Zombie, faz referência a um ser de hábitos noturnos que fica perambulando por todos os locais, procurando pessoas vivas para se alimentar.

Em virtude das duas palavras terem o mesmo significado, gosto de usar as duas, a Zombie uso mais em referência a filmes e cultura norte americana, e Zumbi uso mais em termos gerais, mas a palara usada mais aqui é o Zumbi ( Caricatura Zumbi )

Conheça mais sobre caricaturas ao vivo em eventos.

 

caricatura ao vivo em camiseta

 

Caricatura ao vivo é um dos melhores entretenimentos conhecidos  para ações ao vivo –  festas, aniversários, feiras, congressos, casamentos ( empresas e particulares).

As pessoas de todas as idades adoram ter seu rosto transformado,  pintado e desenhado em camisetas, papel, canecas ou em mídia digital.

Seguindo uma tendência mundial de valorização artistica, a caricatura ao vivo se tornou tradição nos eventos ao vivo e muitas vezes acompanhamos festas, aniversários e casamentos que não acontecem sem um caricaturista para acompanhar os convidados.

No Brasil não existe um histórico de ações de caricatura ao vivo, mas os primeiros relatos modernos desta arte, datam dos anos ’80.

Inicialmente eram realizados apenas caricaturas ao vivo em papel, no começo dos anos ’90 surgiram as caricaturas ao vivo em camisetas e recentemente apenas, surgiram as caricaturas em canecas e caricaturas digitais ao vivo.

Atualmente os artistas que trabalham com caricaturas ao vivo, passam por uma profissionalização muito grande em relação aos anos anteriores, o que ocasionou uma evolução muito positiva no meio das caricaturas ao vivo.

Os trabalhos apresentados atualmente nos eventos ao vivo, são muito melhores que os trabalhos de 10 anos atrás, mas os trabalhos dos próximos 5 anos serão muitos melhores que os atuais.

Estou trabalhando com caricaturas ao vivo desde 2006, iniciei com caricaturas em camisetas, e atualmente trabalho com todos os tipos de  caricatura ao vivo.

Segue abaixo uma breve descrição das ações ao vivo.

 

Caricatura ao vivo : Caricaturas em Papel

Caricatura ao vivo 

Caricatura em papel, é talvez a técnica mais antiga de caricaturas ao vivo conhecida  aqui no Brasil.

É preciso apenas alguns poucos lápis, ou canetão, folha, prancheta ( um local bem iluminado ) e pronto;  pode começar    a    festa.

Geralmente são  realizados uma média de 10 até 15 desenhos por hora, o papel utilizado é de 120g ou 180g  ( geralmente o papel trabalhado é o A4, mas ocasionalmente é trabalhado em A3, a pedido do contratante ), e é entregue aos convidados em uma proteção plastica.

Para realizar a caricatura em papel em seu evento, é preciso uma mesa e no mínimo 2 cadeiras.

A caricatura ao vivo em papel tem um caráter tradicionalíssimo, e é a técnica de caricatura ao vivo mais procurada. Confira a Galeria de Caricatura ao vivo em Papel.

 


Caricaturista para Evento: Como contratar ?


 

 

Caricatura ao vivo: Caricaturas em Camisetas

Caricatura ao vivo 01

Caricaturas em camisetas, talvez sejam as responsáveis pela grande divulgação dos eventos ao vivo, sempre é um grande sucesso onde quer que participe.

As caricaturas são pintadas diretamente na camiseta branca (  malha  fio 30.1 ), com a técnica de aerografia ( é usado um aerógrafo e um pequeno compressor, a camiseta é colocada em uma tela e apoiada em um tripé ).

As caricaturas podem ser coloridas ( em média 10 caricaturas por hora ), ou preto e branco ( em média, até  15 caricaturas por hora ), e o espaço necessário para realizar as caricaturas em camisetas ao vivo é em média 1,5 x1,5 m., mais uma cadeira para o convidado se sentar, local bem iluminado com boa ventilação.

O trabalho é realizado ao vivo ( período mínimo de contratação 3 horas ), ou por encomenda ( pedido mínimo de 1 peça ). Confira a Galeria de Caricaturas ao vivo em Camisetas.

 

Caricatura ao Vivo: Caricatura em Canecas

Caricatura ao vivo 02

Nos últimos tempos, surgiu nos eventos ao vivo a caricatura em canecas de cerâmica; e se tornou rapidamente muito conhecida em todo Brasil.

Os desenhos são realizadas no computador, com o auxílio de uma tablet, impressos em uma impressora e depois por processo de sublimação  prensadas na hora ( com uma prensa térmica ).

São usadas as canecas de cerâmica resinada de 300ml , em média são realizadas 8 caricaturas coloridas por hora.

É preciso uma mesa média para apoiar todo o material ( computador, tablet, impressora e prensa, além de um espaço para as canecas esfriarem, além de um espaço que seja protegido da luz solar, pois o equipamento é sensível a esta exposição ).

Confira a Galeria de Caricaturas em Canecas.

 

Caricatura ao vivo: Caricatura Digital

 Caricatura ao vivo 03

  Caricatura digital ao vivo é apenas uma adaptação do trabalho de caricatura em papel aos tempos modernos, com todo aditivo da evolução tecnológica.

Os desenhos são realizados através de um computador e uma tablet, e impressos na hora atraves de uma impressora, nos formatos fotográficos ou A4.

Para as caricaturas digitais ao vivo é necessário uma mesa média, e no mínimo duas cadeiras ( além de um espaço que seja protegido da luz solar, pois o equipamento é sensível a esta exposição ), em média são realizados até 10 caricaturas por hora.

Confira a Galeria de Caricatura Digital ao Vivo.

 

 

Para contratar um caricaturista para seu evento

Clique no botão abaixo, informe os dados da festa e solicite um orçamento sem compromisso, cadastre também seu email para receber promoções e ofertas do caricatura Abel Costa.

Para eventos ao vivo, é muito interessante que os contratos de serviço de caricatura ao vivo seja feito com no mínimo de 15 dias de antecedência, para garantir a disponibilidade da data.

Os 3 últimos meses do ano normalmente são os mais concorridos, portanto a disponibilidade de datas para essa época é mais difícil se não for realizada com antecedência.

 

Confira dois vídeos com caricaturas realizadas ao vivo, para você entender melhor a dinâmica das ações ao vivo.

 

  

  Mais sobre contratação de Caricaturas ao vivo

 Caricaturas ao vivo são realizadas a partir de um período mínimo de  3 horas de evento ( para São Paulo e região, para outros estados, consultar disponibilidade  ), e este período pode ser estendido para 4, 5, ou até 12 horas de evento.

 As Caricaturas Zumbi tem um padrão de atendimento diferenciado, e desta forma, é importante solicitar um orçamento exclusivo para esta ação.

 Para eventos que precisem de mais de um caricaturista, ou que for necessário um caricaturista para vários eventos no mesmo horário em locais diferentes, temos uma equipe de caricaturistas capaz de atender este tipo de evento em território nacional e internacional.

  Como realizamos eventos desde 2006, desenvolvemos técnicas únicas em caricaturas para atender os convidados, sempre da melhor maneira possível .

 Portanto, sempre que contratar o Caricatura Abel Costa, pode ter a certeza que terá um dos melhores serviços de caricaturas ao vivo disponíveis no Brasil.

 Além da caricatura ao vivo, é possível realizar os caricaturas  por encomenda, confira todas as informações e fotos, navegando  neste site e curta e acompanhe a pagina oficial no Facebook.

Related posts: