Perguntas Frequentes ao Caricaturista

 

1- Para que serve as caricaturas em eventos ?

2- Que tipo de caricatura você faz ?

3- Quantas caricaturas você faz por hora ?

4- Como vou calcular quantas horas preciso do seu trabalho ?

5- Quanto tempo você fica no evento ?

6- E se precisar de mais um caricaturista ?

7- Para eventos fora se SP, é cobrado valor adicional ?

8- O caricaturista vai de mesa em mesa ?

9- Qual estrutura você precisa para trabalhar ?

10- Que material você usa ?

11- É possível fazer caricaturas de fotos ?

12- É possível fazer caricaturas de duas ou mais pessoas ?

13- Como sei que estou contratando um bom caricaturista ?

14- Você faz aquelas caricaturas todas iguais…?

15- Como fecho negócio ?

16- Como é feito o pagamento ?

17- É necessário fazer pré-reserva ou reserva ?

 

 


Para que serve as caricaturas em eventos ?

Entretenimento ! As caricaturas ao vivo se destacam como um dos melhores meios de entreter e divertir os convidados, alem de ser uma lembrança para muitos anos.

 


Que tipo de Caricaturas você faz ?

Para caricaturas ao vivo, trabalho com aerografia em camisetas, caricatura em papel, caricatura digital, e caricaturas em canecas. Além das caricaturas realizadas sob encomenda.

 


Quantas caricaturas você faz por hora ?

– Para caricaturas em camisetas :
* Com caricaturas coloridas, a média é de 10 caricaturas por hora. Para trabalhos em preto e branco a média é de 13 -15 caricaturas por hora. Esta média é apenas uma referência que seguimos, pois o tempo real de uma caricatura varia entre 4 e 8 minutos, pois alguns trabalhos exigem mais detalhes ( cabelo, barba, acessórios, etc.), e outros nem tanto.


– Para caricaturas em papel:
* No grafite, a média é de 12 – 15 caricaturas por hora.


– Para caricaturas em canecas:
* Em canecas a média é de 8 caricaturas por hora.


– Para caricatura digital:
* A média é de 8 – 10 caricaturas por hora.

 


Como vou calcular quantas horas precisarei de seu trabalho ?

Para um evento de 60 pessoas, com caricaturas em camisetas, o tempo gasto é de 6 horas.
Para papel, o mesmo evento poderia ser feito em 4 horas.
Quando o evento tem uma quantidade de pessoas muito grande, é interessante contratar mais de um caricaturista ( dois, três ou mais ).
Geralmente em festas que tem mais de uma atração, o público fica disperso pelo evento tentando aproveitar todas as atrações. Neste caso, vale contratar o caricaturista por mais uma hora extra, para não correr o risco de ficar alguém sem a caricatura.

 


Quanto tempo você fica no evento ?

Para São Paulo e região metropolitana, o período mínimo é de 2 horas, até quantas horas forem necessárias. Outras localidades, favor enviar email consultando.

 


E se eu precisar de mais de um caricaturista ?

Sem problemas, é preciso que o evento seja confirmado no mínimo 15 dias antes, para disponibilizar outros profissionais do traço. Frequentemente trabalhamos com mais caricaturistas, todos eles conseguem manter o mesmo nível de desenho e qualidade.

 


Para eventos fora de São Paulo, é cobrado algum valor adicional ?

Sim, para eventos fora de São Paulo ( principalmente em outros estados), os gastos ( transporte, alimentação, estadia, etc ) correm por conta do contratantante.

 


Você vai de mesa em mesa ?

Esta opção é apenas para caricaturas em papel, mas o melhor, e mais funcional método de se trabalhar com esta caricatura é sentado.

 


Qual a estrutura você precisa para trabalhar ?

Para todas os tipos de caricaturas, é preciso iluminação adequada para o desenho.
* Caricaturas em camisetas, é necessário um ponto de luz (110/220v), uma cadeira e um pequeno espaço de aproximadamente 2,0×2,0 m², ventilação e mesa de apoio ( para as camisetas);
* Em papel, é necessário iluminação suficiente para o desenho, duas cadeiras e uma mesa (opcional);
* Caricaturas em canecas, é preciso de uma mesa ( mínimo de 1,00×0,60 ), ponto de energia (110/220v), cadeira, preferencialmente as de modelo de escritório;
* Caricatura digital, é preciso de uma mesa ( mínimo de 1,00×0,60 ), ponto de energia (110/220v), cadeira, preferencialmente as de modelo de escritório.

 


Que material você usa ?

* Para caricaturas em camisetas, é usado camisetas fio 30.1 e tinta própria para tecido ( a camiseta pode ser lavada que a tinta não sai ), um pequeno compressor e um aerógrafo;
* Com caricaturas em papel, é usado papel de 120g.a 180g. para formato A4;
* Caricaturas em canecas, é usado computador, impressora, e prensa termica;
* As caricaturas digitais ao vivo, usam computador, e impressora.

 


É possível fazer caricaturas de fotos ?

Em eventos ao vivo, não é feito caricaturas de fotos, pois o processo de caricaturas com referência fotográfica é muito mais demorado e preferêncialmente é realizado apenas em estúdio.

 


É possível fazer uma caricatura com duas ou mais pessoas ?

Nos eventos ao vivo, trabalhamos com um grande fator limitador que é o tempo, por isso nas caricaturas em camisetas, é feito somente uma pessoa por camiseta.
Nas caricaturas em papel, são desenhadas até duas pessoas ( no tamanho A4 ).
Para eventos onde se disponibilize caricaturas que envolvam duas pessoas, não será considerado a média de uma caricatura a cada 5 minutos.

 


Como sei que estou contatando um bom caricaturista ?

O caricaturista Abel Costa, já acumula uma grande experiencia quando o assunto é caricatura. Já trabalhou com animção, histórias em quadrinhos, publicidade, pintura, ilustração, cenografia, design para web, etc. Além do mais, o caricaturista tem como clientes, empresas como :
– Banco do Brasil – Bradesco – Marisol – Petrobras – Sabesp – Roche – Rede Globo – Wolksvagem – Uol – Lg – Merck Sharp & Dohme – Medley –
Ainda o caricaturista se dedica a uma constante pesquisa, cursos e workshop para constantemente manter um trabalho de ótima qualidade. ( Basta comparar os trabalhos atuais do artista com outros caricaturistas para ver a diferença. )

 


Você faz aquelas caricaturas que são todas iguais, ou aquelas que não lembram a pessoa caricaturada ?

Não, meu estilo de trabalho é diferente, o meu desenho é mais realista, e cada caricatura é diferente da outra. A maioria das minhas caricaturas lembram em muito a pessoa caricaturada.

 


Como fecho negócio ?

Havendo data disponível, o negócio é concretizado atraves de um contrato que é enviado pela internet ou pelo correio. Para empresas entrar em contato com 
aerografia@abelcosta.com

 


Como é feito o pagamento ?

30 % quando o contrato for assinado e o restante pode ser pago durante o evento. Poderá ser usado cheque, dinheiro ou tranferencia bancária.

 


É necessário fazer pré-reserva ou reserva ?

Sim, para a pre reserva, basta enviar a data, horário e período do evento. Para fazer a reserva, é necessário pagar 30% do valor total. O evento só será confirmado se for pago os 30% da reserva.


Conheça mais trabalhos do caricatursta Abel Costa navegando pelo site ou curta/compartilhe a pagian do Facebook.