Caricatura Moraes Moreira

postado em: blog, video | 0

Caricatura do Cantor, Compositor Morais Moreira. Confira a caricatura em passo a passo. Aproveite para assinar o canal no Youtube.

 

Moraes Moreira começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos de Ituaçu, o “Portal da Chapada Diamantina”. Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, Bahia.

Mudou-se para Salvador e lá conheceu Tom Zé, e também entrou em contato com o rock n’ roll. Mais tarde, ao conhecer Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formou o conjunto Novos Baianos, onde ficou de 1969 até 1975.

Juntamente com Luiz Galvão, foi compositor de quase todas as canções do Grupo. O álbum Acabou Chorare, lançado pela banda em 1972, foi considerado pela revista Roling Stone Brasil um dos 100 melhores álbuns da história da música brasileira.

Moraes Moreira possui 40 discos gravados, entre Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar e ainda dois discos em parceria com o guitarrista Pepeu Gomes. Moraes se enquadra entre um dos mais versáteis compositores do Brasil, misturando ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e até mesmo música erudita.

Acabou chorare, ficou tudo lindo/ De manhã cedinho, tudo cá cá cá, na fé fé fé/ No bu bu li lindo. A imagem de um amanhecer idílico ficou gravada na letra da canção, mas não dá conta de todos os aspectos da experiência.

De 1971 a 1975, os Novos Baianos Moraes Moreira, Luiz Galvão, Baby Consuelo, Pepeu Gomes e Paulinho Boca de Cantor – além da banda A Cor do Som, esposas, crianças e agregados como um argentino e um índio boliviano – moraram, criaram e escandalizaram juntos a tradicional família brasileira no Cantinho do Vovô, sítio em Jacarepaguá, no Rio, no auge da ditadura militar.

E se esse laboratório coletivo de produção cultural/existencial deixou um clássico definitivo da música popular brasileira, Acabou Chorare (1972), a emergência de individualidades decretou o fim do grupo.

Related posts: